Mama grande em Homens

Você tem vergonha de tirar sua camisa? As pessoas ficam reparando nas suas mamas? Saiba que a ginecomastia (mama em homens) é  bem mais comum do que você imagina.

A ginecomastia é comumente conhecida como mamas grandes em homens.

Aproximadamente 40% dos homens tem ou teve ginecomastia em alguma fase da vida.

Na realidade a ginecomastia, ou mamas em homens, se diferencia em três tipos:

• Ginecomastia Verdadeira é aquela em que a mama masculina tem glândula mamária propriamente dita.

• Ginecomastia Falsa, mama masculina é maior, não devido a glândula, mas sim devido a excesso de acumulo de gordura.

• Ginecomastia Mista, encontramos tanto excesso de gordura quanto a presença da glândula.

 

Como aparece?

A Ginecomastia verdadeira ocorre muitas vezes de forma transitória durante o período da puberdade. Muitas vezes aparece aos 13 e 14 anos e dura até os 17 ou 18 anos quando regride de forma espontânea. Ela ocorre porque na puberdade a criança começa a produzir os hormônios sexuais e até ocorrer um equilíbrio dessa produção, pode haver uma estimulação da glândula com crescimento e aparecimento da ginecomastia. Ao longo da puberdade, com a normalização na produção dos hormônios sexuais, a glândula regride.

Em alguns casos, essa regressão não ocorre e a mama feminizada permanece na vida adulta causando transtornos psicológicos em muitos homens.


O uso de anabolizantes pode desencadear o aparecimento?

Quando o homem resolve usar hormônios, geralmente na academia, para estimular sua massa muscular, pode acarretar a estimulação das glândulas mamarias e aparecimento da ginecomastia verdadeira.

O que caracteriza a Ginecomastia Verdadeira?

A ginecomastia verdadeira se caracteriza não só pelo aumento do volume das mamas, mas também, em muitos casos, por uma hipersensibilidade no bico do peito de modo que quando ocorre mudanças de temperatura a mama fica pontuda, sendo bem perceptível mesmo usando roupas.

Por fim, muitas vezes ocorre o simples acumulo de gordura nas mamas tornando-as volumosas e com aspecto feminino. São é a ginecomastia falsas.

Se você não tinha mamas grandes na puberdade e nem usou homonios, provavelmente você tem ginecomastia falsa, ou seja, só acumulo de gordura.

Como é o tratamento?

Tratamento da Ginecomastia Falsa:

Nesse caso (acúmulo de gordura), realizamos a Lipoaspiração a Laser. O Laser SmartLipo tem a função nesse caso, de estimular a pele para que a mama não fique flácida depois de retirada. A lipoaspiração é realizada com cânulas apropriadas e o systema PAL que procura preservar os tecidos, vasos e nervos, retirando somente a gorduar.

Tratamento da Ginecomastia Verdadeira e Mista:

Nestes casos, iniciamos o tratamento com a Lipoaspiração a Laser, usando uma configuração no Laser que tem a finalidade de destruir a glândula mamária. Em seguida realizamos a lipoaspiração com cânulas especiais desenvolvidas especialmente para a retirada de glândula. Na grande maioria dos casos, conseguimos um excelente resultado só com esse procedimento e dessa forma não fica nenhuma cicatriz aparente, apenas dois orifícios de 2mm por onde entra a cânula e o laser.

Em raros casos temos que associar uma pequena incisão na parte inferior da aréola para a retirada completa da glândula.

Em todos os casos, os procedimentos são realizados sob Anestesia Local (com ou sem sedação venosa), e o paciente retorna para casa no mesmo dia.

Como é o pós operatório?

Após o procedimento, colocamos uma cinta elástica que terá que usar durante 15 dias.
Não é comum queixas de dores.
Nos casos em que se precisa realizar a pequena incisão para retirada da glândula, os pontos geralmente caem sozinhos em 10 dias.
Atividades físicas como ginastica geralmente são liberadas em 15 dias.
Volta ao trabalho, geralmente no mesmo dia ou no dia seguinte.

Posso realizar junto o Alongamento e Engrossamento do Pênis?

Sim. Muitos pacientes aproveitam para realizar junto o Alongamento e Engrossamento do Pênis.